Nos últimos anos, adquiri o hábito (saudável) de escrever tudo em formato de texto puro (plain text). Nada de começar escrevendo meus textos no MS Word ou no OpenOffice/LibreOffice, mesmo quando se tratam de textos que devem obedecer um formato padrão ou precisam ser impressos.
Para mim, é muito mais fácil me concentrar no conteúdo quando não preciso me preocupar com a formatação do texto. Este post que você está lendo, por exemplo, foi escrito no modo sem distrações (distraction-free mode), do Sublime Text (Shift+F11
).
Outra grande vantagem de escrever em texto puro é que assim fica mais fácil usar um sistema de controle de versão (como o Git, por exemplo) nos seus arquivos. Em texto puro é muito mais fácil visualizar o que mudou entre as versões dos arquivos em cada commit, sem falar na que o tamanho dos arquivos fica muito menor.
“Mas os textos eventualmente vão precisar de algum negrito, itálico, links ou títulos, certo?”.
Sim, eles vão. É para isso que servem as linguagens de marcação leves (lightweight markup languages). Elas permitem escrever formatação de texto puro de forma legível e simples, que depois pode ser convertida para outros formatos como o HTML, por exemplo.
Uma das linguagens de marcação leves mais populares nos últimos tempos é a Markdown. Então, como você já deve ter adivinhado, existem alguns ótimos plugins para Sublime Text que dão suporte a visualização e conversão de Markdown em HTML.
De todos eles, o meu favorito chama-se Markdown Preview. Ele faz duas coisas muito bem: gerar HTML a partir do Markdown e mostrar um preview do texto formatado no browser. Tudo muito simples e rápido.
Instale o Package Control, depois use Ctrl+Shift+P
, digite Package Control: Install Package
e procure por Markdown Preview
na lista.
Após instalar, experimente escrever texto com a marcação Markdown (no Stack Overflow tem uma referência bacana) e salvar o arquivo com a extensão .md
. Aí é só usar nosso bom e velho Command Palette (Ctrl+Shift+P
), procurar por Preview
e selecionar a opção Python Markdown: Preview in Browser.
Isso vai abrir uma janela do seu navegador e mostrar o HTML lindamente formatado. Depois disso, toda vez que você quiser atualizar, basta salvar o arquivo que está sendo editado e depois dar um F5
no browser.
Outros plugins que você pode se interessar são:
Experimente editar texto em Markdown com o que aprendeu aqui e depois me diga se gostou, ok?
* * *
Gostou do conteúdo? Crie seu próprio site com a Hostinger!
Hospedagem confiável, preços acessíveis e suporte de qualidade. Tudo que você precisa para montar seu site com rapidez e facilidade. Clique no link abaixo e aproveite o desconto especial de 20% para novos clientes! ⬇️
Quero criar meu site!
Comece sua jornada online agora mesmo!
Link permanente
Muito obm o plugin, adorei. os preview de browsers são lentos esse é papum e posso ta trabalhando em um projeto no sublime abrir o readme dele e ler de forma mais confortavel.
Está recomendadíssimo o plugin.
Link permanente
Pois é, Onezino! As grandes vantagens dele são a simplicidade e a rapidez. Depois que acostuma é difícil usar outro. Obrigado por comentar!
Link permanente
Bacana mesmo. Quase mudei para o Atom por ter um plugin de edição em tempo real no próprio editor. Esse Markdown Preview não é mostrado no próprio editor, mas já atende o que precisava. Vou ficar com o Sublime por mais um tempinho rs.
Valeu pela dica!
Link permanente
País de terceiro mundo é assim, nunca alguém sabe direito e aprende no meio das coxas, mas, é assim eu aprendi sózinho, com exceção de uma única dica de um amigo que foi em abril de 2000, já tem 18 anos que programo em html, sem viadagens, sem frescurites, tem um programinhas para leigo, que não sabe programar, creio que existem muitos programadores que cometem erros banais, basta entrar em empresas de grande porte, os webmaster vivem cometendo erros, é assim, mas, muito não aprendem não, repetem e repetem erros primários, fazer o que não posso arrumar o mundo. kkkkk