Como inserir numeração sequencial por linha no Sublime Text

O plugin Text Pastry serve para facilitar vários tipos de tarefas repetitivas. Talvez a mais comum delas seja inserir numeração sequencial por linha, seja no início ou no final.

Instalando o plugin Text Pastry

A instalação segue o padrão do Sublime Text. Usando a Command Palette (Ctrl+Shift+P), basta procurar a opção Package Control: Install Package

Na caixa de texto que aparece, procure por Text Pastry e selecione o plugin.

Como usar

Depois que o Text Pastry estiver instalado, é fácil inserir numeração sequencial. Primeiro você precisa colocar um cursor em cada local do texto em que deve aparecer um número da sequência. Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso, mas a mais simples delas é usar Ctrl+Click em cada posição.

Quando os cursores estiverem posicionados, abra a Command Palette e selecione a opção Text Pastry: From 1 to X.

O resultado final ficará assim:

Além da numeração sequencial, o plugin Text Pastry tem diversas outras funcionalidades, tais como gerar números em intervalos repetíveis (ex.: 1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4, 1, 2…), gerar identificadores únicos universais (UUIDs) (ex.: cd53fb06-036e-4710-b58a-2d89364683bc), inserir uma lista de valores em cada posição dos cursores (ex.: janeiro, fevereiro, março, abril…), entre outras.

Vale a pena explorar as possibilidades do plugin. Se você descobriu alguma funcionalidade que foi útil para você, compartilhe com a gente nos comentários!

Sobre Rodrigo Amaral

Rodrigo Amaral é o fundador do Sublime Text Dicas. Analista de TI por profissão e desenvolvedor de software por paixão, nas horas vagas dedica-se a colaborar com comunidades de tecnologia com foco em Python e software open source em geral. Sempre que possível, escreve sobre esses e outros assuntos em http://rodrigoamaral.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.