No Sublime Text, enquanto um project serve para agrupar recursos que pertencem a um projeto, podemos considerar que um workspace serve para armazenar informações sobre o estado de uma janela.
Na prática, os workspaces são responsáveis por memorizar os arquivos abertos, a disposição dos painéis no layout tela que está sendo utilizado, o histórico dos vários tipos de modificações efetuadas, entre outras informações.
Essas informações ficam gravadas em um arquivo de extensão .sublime-workspace.
É possível ter mais de um workspace por projeto. Isso é útil para os casos nos quais é preciso trabalhar com diferentes funcionalidades em um mesmo projeto. Desse modo, podemos fazer com que apenas os arquivos referentes à funcionalidade desejada fiquem abertos, bem como apenas as configurações e o histórico relevantes para o contexto daquela funcionalidade.
Diferentemente dos arquivos de projeto, os arquivos de workspace não foram concebidos para serem editados manualmente. Todas as informações gravadas nele são feitas automaticamente pelo Sublime Text e são reflexo das ações do usuário dentro do workspace ativo.
Também é importante lembrar que, ao contrário dos arquivos de projeto, não é recomendado que os arquivos de workspace sejam compartilhados ou versionados. O motivo é que eles armazenam informações referentes ao ambiente do usuário, podendo expor a terceiros informações privadas.
Criando um novo workspace
Ao criarmos um projeto, automaticamente é criado o seu arquivo .sublime-workspace correspondente.
Quando queremos adicionar um novo workspace ao projeto, selecionamos a opção Project | New Workspace for Project. Ao fazer isso, uma nova janela é aberta para o mesmo projeto, porém sem nenhum arquivo aberto.
Tudo o que for feito nesse novo workspace será registrado. Para salvá-lo, vá em Project | Save Workspace As… e grave o arquivo com o nome desejado, sem esquecer de manter a extensão .sublime-workspace.
Alternando entre workspaces
Para alternar entre workspaces, é só fazer o mesmo que fazemos com os projetos. Basta ir em Project | Quick Switch Project… (Ctrl+Alt+P) e escolher o arquivo de workspace desejado na caixa de seleção.
* * *
Gostou do conteúdo? Crie seu próprio site com a Hostinger!
Hospedagem confiável, preços acessíveis e suporte de qualidade. Tudo que você precisa para montar seu site com rapidez e facilidade. Clique no link abaixo e aproveite o desconto especial de 20% para novos clientes! ⬇️
Quero criar meu site!
Comece sua jornada online agora mesmo!
Link permanente
Muito bacana sua iniciativa, Rodrigo. Parabéns pelo trabalho e esforço dedicado.
Abraço!
Link permanente
Obrigado, Rômulo! Abraço!
Link permanente
Parabéns, amigo.
Eu estou aprendendo a mexer com sublime e estou gostando muito.
O programa é leve, tem um desisgn amigável e roda em linux *__*