Todo profissional usa ferramentas para transformar suas ideias e planos em realidade. Desde a popularização dos computadores pessoais, no caso dos profissionais que usam a linguagem para materializar seus projetos, essa ferramenta é o software editor de texto.
Para os programadores, especificamente, há a necesidade de que o editor desempenhe mais algumas outras tarefas. Um bom editor de código deve permitir a automatização de tarefas repetitivas, bem como maneiras de se integrar com o restante do ambiente de desenvolvimento.
“O editor deve ser uma extensão de suas mãos. Certifique-se de que seu editor seja configurável, extensível e programável.” — Andrew Hunt, The Pragmatic Programmer
Felizmente para nós, o Sublime Text atende com maestria essas três condições. A sua API de desenvolvimento de plugins é, de longe, o mais poderoso dentre os seus vários recursos de extensibilidade.
Os plugins do Sublime Text são codificados na linguagem de programação Python, conhecida por ser poderosa, intuitiva e fácil de aprender. Com apenas alguns cliques é possível criar e colocar um clássico plugin Hello World para rodar:
- Selecione o item de menu Tools > New Plugin…
- Surgirá uma nova aba contendo o código-fonte do plugin de exemplo. Salve o arquivo (Ctrl+S) com o nome de example.py
- Selecione o item de menu View > Show console
- No campo de entrada de texto que aparecerá na parte inferior da janela, digite view.run_command(‘example’) e aperte Enter
- Pronto! A frase “Hello, World!” foi inserida no início do texto pelo plugin que acabamos de criar.
Confira esses passos no vídeo abaixo:
Explicando o que acabamos de fazer:
- Na primeira linha do código-fonte do plugin é realizada a importação dos módulos da Sublime API, que contém todas as funcionalidades que precisamos para manipular o Sublime Text.
- Na segunda linha declaramos a classe Python que implementa nosso plugins. Ela é filha da classe
TextCommand
, que conheceremos com mais detalhes em outro artigo. - Na terceira linha implementamos o método
run()
. Este método é chamado toda vez que o comando é executado. - Na quarta linha temos o corpo do método. Neste caso, estamos basicamente dizendo ao plugin que insira o texto “Hello, World!” na posição 0 da janela de texto ativa.
Nos próximos artigos sobre desenvolvimento de plugins vamos conhecer em detalhes os principais componentes da Sublime API.
Até lá!
* * *
Gostou do conteúdo? Crie seu próprio site com a Hostinger!
Hospedagem confiável, preços acessíveis e suporte de qualidade. Tudo que você precisa para montar seu site com rapidez e facilidade. Clique no link abaixo e aproveite o desconto especial de 20% para novos clientes! ⬇️
Quero criar meu site!
Comece sua jornada online agora mesmo!
Link permanente
Ola,
Excelent post. Podemos criar plugins em qualquer versão?